INÍCIO > SERVIÇOS AO CLIENTE > PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE EXPEDIÇÕES

1- O que é uma expedição?

São viagens em que priorizamos o descobrimento de novas sensações, saindo da zona de conforto em busca de um contato intenso com a natureza. Geralmente são realizadas em lugares remotos e com pouca infraestrutura, porém, por nossa experiência, garantimos um nível de conforto bastante satisfatório. Essas viagens são indicadas para o público que busca superar seus limites ou simplesmente explorar um lugar desconhecido com o apoio e segurança que oferecemos.

 

2- Com que antecedência tenho de inscrever-me?

Aconselhamos que se inscreva com uma antecedência de pelo menos três meses. Com isso, pode garantir sua viajem e se planejar com bastante calma para não deixar nenhum item importante para última hora.

 

3- É possível uma pessoa sozinha se inscrever?

Sim. A maioria das pessoas que participam em nossas viagens são pessoas sem companhia e rapidamente se integram a um grupo onde irão estabelecer novas amizades com espontaneidade. Há também casos de saídas exclusivas para 1 pessoa. Neste caso, basta nos escrever para enviarmos a tarifa individual.

 

4- O que está incluído no preço da viagem?

Cada programa de nosso site tem o detalhamento em sua página do que está ou não incluído, e assim garantimos que você não terá nenhuma surpresa com outros gastos. Basta entrar no roteiro que que lhe interessa e conferir!

 

5- Como é que faço a inscrição?

Para inscrever-se deve nos enviar a Ficha de Reserva preenchida e um depósito de 10% do preço da viagem. Se for a menos de 30 dias da data da partida escolhida por você, ou disponível na data de saída da excursão, deverá ser 50% do preço da viagem para pagamento a vista ou parcelado em cartão ou cheque. Após o envio desta ficha te informaremos de todos os detalhes para que prossiga com o processo de compra. Mais detalhes você encontrará em Serviços ao Cliente.

 

6- Não há divulgação da data da viagem em alguns roteiros, por que?

Não queremos colocar limitações para as pessoas que desejam viajar. Queremos que você viaje quando bem entender e estamos aqui para tornar isto possível. Claro que alguns lugares contam com melhores épocas de visitação, mas no geral, quase 100% dos lugares são acessíveis com devidos equipamentos e cuidados. Portanto, não limite-se, nos escreva e pergunte da viagem que lhe interessou.

 

7- É necessário fazer alguma preparação física antes da viagem?

Depende da atividade que pretender participar. A maioria de nossos roteiros são planejados para que todas as pessoas com uma condição física e psicológica normal possam participar. Para os roteiros mais exigentes, nós faremos uma avaliação prévia e análise do histórico esportivo dos interessados. Isto é feito por nossa segurança, sua, e dos demais clientes.

 

8- Nunca estive em altitude superior a 2000m, posso ter problemas em excursões acima disto ?

Todos estamos sujeitos aos sintomas decorrentes dos efeitos de altitude elevada, porém, pode-se garantir um excelente nível de performance nesse ambiente com uma correta aclimatação. Nossos programas realizados acima desta altitude estão planificados de forma bastante conservadora, pensando em preparar pessoas que nunca estiveram neste ambiente para que possam aproveitar ao máximo com o mínimo de desconforto. Nossos guias possuem inúmeras expedições acima de 6000m, então seguramente você será muito bem orientado(a).

 

9- Nunca acampei, posso participar?

Sim. Em nossas viagens que possuem acampamento, faremos de tudo para tornar o ambiente o mais confortável possível. Claro que não estaremos em nossa zona de conforto, porém isso é o mais enriquecedor de tudo. Por nossa experiência, as pessoas iniciantes são as que apresentam maior satisfação depois de passar por uma experiência deste tipo.

 

10- Que riscos poderei correr numa viagem destas?

Por nossa experiência e treinamentos, planejamos estas viagens minimizando todos os aspectos que podem representar riscos para os nossos viajantes. Porém estaremos ao ar livre, em ambientes muitas vezes remotos, e não nos sendo possível dominar a natureza, seremos sempre forçados a adaptar-nos às suas condições. Por isso, mesmo considerando que você tenha bom conhecimento em alguma assunto, é muito importante respeitar e seguir a orientação de nossos guias.

 

11- Terei de cozinhar e lavar louça?

Não, os guias ou cozinheiros têm essas tarefas. Claro que se você gostar de cozinhar e quiser compartilhar com eles será bem vindo(a).

 

12- Que tipo de alimentação nos irão dar?

Geralmente consultamos nossos clientes se possuem alguma restrição alimentar e suas preferências, e com base nisso, fazemos o possível para atendermos suas necessidades, já que consideramos que a alimentação é um dos fatores de sucesso em qualquer expedição ao ar livre. Por nossa experiência culinária neste ambiente, costumamos ter um retorno bastante positivo de nossos clientes.

 

13- Irá conosco um guia que fale português?

Sim. Em todas as viagens que oferecemos, temos nosso guia brasileiro com fluência em português, inglês e espanhol, além de certificação em socorrismo para áreas remotas e diversos cursos de montanhismo.

 

14- Nunca pratiquei atividades ao ar livre. Será que aguentarei?

Inicialmente você deve conhecer o seu estado de saúde: sofre do coração, tem alguma deformação na coluna, tem problemas respiratórios, tem peso em excesso? Se não sofre de nenhum mal em especial, então não terá problemas em realizar um percurso que se encaixe em um perfil de iniciante. É importante a apresentação de atestado médico e recomendamos a contratação de um seguro de viagem.

 

15- Qual a nível de esforço nos é exigido?

Cada programa tem um nível de dificuldade associado e que deve guiar-se por essa avaliação. Obviamente, as atividades de Grandes Expedições  tem uma exigência bastante elevada. Porém, somos bastante flexíveis na condução de nossas saídas, importante nos consultar para tirar suas dúvidas.

 

16- Como interpretar os níveis de dificuldade?

Os níveis de dificuldade de uma viagem  são apresentados atendendo a fatores físicos e psicológicos. São eles: Leve, Moderado, Exigente e Intenso. Importante ressaltarmos que num itinerário mais longo (acima de 7 dias), o nível de dificuldade é ponderado para destacar também as dificuldades de ordem psicológica. Por isso, mais importante que a sua condição física é o entusiasmo com que você assume o desafio de realizar uma destas viagens.

 

17- Se me cansar durante o percurso, deixam-me para trás?

Não. Há uma série de procedimentos para minimizarmos o cansaço e melhorarmos nossa performance. E conforme nossa filosofia, levamos nossos clientes a desfrutar os ambientes ao ar livre, procuramos fazer com que todos tenham uma experiência prazerosa e motivante, apesar da exigência física e psicológica. Além disso, é obrigação do Guia sempre ter seus clientes em seu campo de visão.

 

18- Tenho que carregar tudo em minha mochila? Terei de carregar a barraca e a alimentação?

Não. Em nenhuma das nossas viagens terá de carregar com a barraca ou a alimentação, exceto o lanche do dia. A sua mochila conterá somente seus materiais pessoais: saco de dormir, roupas, máquina fotográfica, óculos, bloqueador solar e não muito mais. O resto da sua bagagem será transportada por carregadores, veículos, barcos ou por animais.

 

19- O que acontece se eu sofrer um acidente no meio da expedição?

Receberá o atendimento primário por nossos guias que possuem Certificação Internacional em Socorrismo para Áreas Remotas, eles avaliarão o caso e procederão com evacuação ou ativação de resgate.

 

20- Qual é a idade máxima que admitem? Deverei consultar o meu médico?

Não está pré-definida uma idade máxima. Há pessoas com 40 anos de idade que mal conseguem se mexer, e outras com mais de 60 que superam em energia e em entusiasmo muitos jovens, fazendo grandes expedições, cumes, travessias e uma infinidade de outras atividades. O que é necessário é sempre consultar o seu médico, seja qual for a sua idade, e obter o atestado médico para prática desportiva.

 

21- Não consigo convencer meus amigos a irem comigo, como seria viajar com desconhecidos?

Todos os que se inscrevem nas nossas viagens têm a mesma paixão pela aventura, pelo ar livre e por um estilo de viagem diferente do habitual. É por isso que consideramos que se dá uma seleção natural dos participantes no momento da inscrição, e a convivência sempre é muito agradável. Há também a possibilidade de expedições exclusivas para 1 pessoas, nos consulte sobre isso.

 

22- Quando me fornecem a lista de equipamento?

Contamos com uma lista prévia divulgada em cada roteiro e após sua inscrição enviaremos outros detalhes para que você possa viajar confortavelmente.

 

23- Terei de comprar equipamento especial?

Não necessariamente. De acordo com cada atividade informamos a lista do que é necessário levar. Há atividades ou excursões que requerem somente uma boa bota, mochila e um saco de dormir, e outras que requerem equipamentos mais técnicos. Recomendamos que não compre nada antes de consultar nossa equipe pois muitas vezes, conseguimos coisas emprestadas, alugadas ou artigos que podem substituir os recomendados com segurança e qualidade similar

 

24- Alguma documentação especial ou vacinas para viajar ao Chile?

Passaporte ou RG em bom estado com data de emissão inferior a 10 anos (brasileiros apenas). O Chile ou Argentina não recomendam nenhuma vacina especial, porém recomendamos que consulte seu médico para checar você tem todas suas vacinas atualizadas, e também o site da Anvisa  em http://www.anvisa.gov.br/viajante/. Para a Bolívia, é necessário comprovante de vacinação de Febre Amarela.